O custo de manutenção de uma construção sustentável é 13% mais barata do que de um projeto que segue um modelo não sustentável. Grandes empresas adotem mecanismos para evitar que o meio ambiente seja prejudicado por suas atividades comerciais. Os tijolos ecológicos seguem a tendência de utilizar resíduos ou dejetos que, de outra forma, seriam rejeitados, provavelmente causando danos para o meio ambiente.
No Brasil, as recentes crises e escândalos de corrupção alteraram o panorama da construção civil. Parte do espaço deixado pelas grandes empresas foi preenchido por médias e pequenas construtoras, que passaram a assumir um papel mais relevante para o setor. No entanto, é preciso tratar a inovação na construção civil não apenas como novas tecnologias e máquinas capazes de auxiliar no dia a dia. Afinal, o investimento em novas tecnologias já deixou de ser um diferencial para se tornar fator preponderante para a sobrevivência das empresas, que passam a atuar com mais eficiência e fornecer mais valor para o mercado e para os clientes. Por diversas razões, os profissionais do setor antenados que atuam na indústria da construção civil já têm em suas agendas a data dos principais eventos do setor nos quais desejam estar presentes. A utilização de drywall, tintas e tijolos ecológicos, tecnologia para construção como steel frame, entre outros, faz parte das tendências para a construção civil em 2020, e os profissionais desta área precisam estar atentos. É preciso ressaltar ainda que, com os pré-fabricados, a necessidade de mão de obra, um dos maiores custos da construção civil, também diminui consideravelmente.
Quanto à energia solar, por exemplo, a engenheira orienta que a solução é benéfica, apesar de haver um alto custo de investimento inicial. Entretanto, essa compra normalmente tem um retorno rápido, pois os índices de economia são elevados quando se compara o sistema convencional com o sistema solar fotovoltaico. “Pensando na inflação energética e na crise hídrica, é um investimento compensador”, acrescenta Sabrina. A engenheira civil analisa que apesar de a sociedade ser dinâmica e a construção civil ser conservadora, é possível afirmar que o setor consegue se adaptar e abarcar as novas tecnologias e demandas.
O que faz dos pré-moldados uma tendência ainda maior na construção civil são as facilidades que traz. Com eles é possível realizar diversas atividades simultaneamente, melhorando o controle do cronograma de obras, reduzindo custos e prazos. Construtoras dependem de agilidade e controle para cumprir prazos, reduzir custos e melhorar resultados. Por isso é essencial conhecer as tendências da construção civil, garantindo que todas as oportunidades oferecidas pela tecnologia para ter sucesso no mercado. Com um alto crescimento, precisamos entender quais são as principais tendências e inovações para o setor da construção civil. O mercado tem apresentado mudanças e sairá na frente quem apresentar e utilizar as principais tendências.
Tendências Do Mercado De Construção Civil Para 2022
A busca por alternativas sustentáveis é uma forma de garantir a redução de custos, diminuir o impacto no meio ambiente, além de ser um destaque em relação aos concorrentes. O EPS Isopor® é um material composto por 98% de ar e 2% de plástico, sendo 100% reciclado. A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço no setor da construção civil. O setor é o que mais gera resíduos sólidos, com cerca de 50% de toda a produção mundial. Com o alto número de resíduos, fica claro que o prejuízo é grande ao meio ambiente.
O principal objetivo dessas empresas é resolver questões no menor tempo possível e de forma que seja adequada para o cliente, seja uma construtora, uma imobiliária ou uma empresa. Segundo informações Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, o setor corresponde a 34% de toda a indústria nacional e 6,2% do Produto Interno Bruto brasileiro. A partir de 2021 o uso do BIM será obrigatório para trabalhar com obras públicas. Então se a sua construtora ainda não trabalha com BIM está na hora de começar.
Sustentabilidade Na Construção Civil: Tijolo Ecológico
No entanto, ainda é preciso destacar o surgimento de novos softwares e aplicativos que prometem facilitar a vida de todos os envolvidos nos projetos. Com a grande competitividade do mercado de construção civil e as instabilidades do mercado, buscar processos que melhorem resultados, qualidade e produtividade nas obras é essencial para toda construtora. Existem empresas que utilizam a IA, por exemplo, para aumentar sua capacidade de predição de eventos, para auxiliar na gestão de crédito para o mercado imobiliário ou ainda para otimizar as estratégias de relacionamento e atendimento ao cliente. É inovando que as empresas conseguirão aproveitar melhor as tecnologias e explorar de forma mais eficiente materiais e recursos naturais, de maneira a reduzir o consumo de energia e diminuir os impactos no meio ambiente. Entre as tendências da construção civil, sem dúvida, a sustentabilidade é uma das mais importantes. Considerar a redução de impactos no meio ambiente ganha cada vez mais força e promete se manter como tendência ainda por muitos anos.
Impressão 3D. Assim como as construções modulares, a impressão 3D também já é realidade no mercado. A vantagem de uma leitura de projeto ser feita de modo digital pelo próprio “executor” da peça traz bdi significado agilidade e maior precisão. O movimento do setor da construção civil em busca de mais eficiência e produtividade se baseia, em grande parte, pela transformação digital dos processos em toda a cadeia.