Produção Para Cinema

Produção Para Cinema

De forma geral, quanto mais bem preparada for a pré-produção, melhor será o aproveitamento do tempo e do orçamento e até mesmo os imprevistos vão parecer que estavam programados. Som, efeitos visuais e trilha sonora são idealizados e adicionados neste momento. Normalmente, a produção assina um contrato com uma empresa distribuidora, que leva os filmes para as salas de exibição e, posteriormente, para as plataformas online e canais de televisão. Nesse caso, a relação com o roteirista chefe da sala de roteiro é essencial. É por isso que fotos de bastidores dos sets de filmagens de Breaking Bad costumam ter a presença de Vince Gilligan, showrunner da série. Ele dirigiu apenas 5 dos 62 episódios da história, mas seu papel foi muito além. Para garantir que o arco da história que atravessa as cinco temporadas não fosse prejudicado por uma decisão artística isolada de um episódio, era preciso estar no set quase sempre.

É nesse momento que se trata o material bruto, livrando-se de cortes desnecessários, organizando as sequências, tratando a cor e, às vezes, até melhorando uma atuação. Outra responsabilidade da produção é buscar patrocinadores para o longa-metragem, o produtor deve conhecer muito bem o roteiro para contabilizar o orçamento. O projeto precisa estar devidamente detalhado, organizado e sucinto para que desperte o interesse dos patrocinadores. Também é de responsabilidade da produção fazer a ficha técnica de todas as pessoas envolvidas na realização do filme. Isso evita que pessoas fiquem de fora do crédito ou que sejam creditados em funções erradas.

As três áreas essenciais para que a obra ocorra são os departamentos de direção, direção de fotografia (trabalhando atrás das imagens necessárias) e direção de arte (com a ideia artística por trás dos elementos da história). São eles que trabalham a parte estética para que, depois, a montagem das cenas crie toda a narrativa na tela. É o técnico de cinema e vídeo que reúne, ordena e dá ritmo às imagens filmadas e sons captados fracionadamente no set, dando um sentido narrativo à história proposta pelo roteiro literário do filme seguindo uma decupagem prévia do diretor do filme. Ele visita as locações escolhidas pelo diretor, o diretor de fotografia e o diretor de produção, analisando os prós e contras que possam interferir no andamento das filmagens e no resultado artístico da cena. Toma conhecimento de todas as intenções do diretor, das possibilidades técnicas e das providências de produção que devem ser tomadas para que as filmagens aconteçam ali a tempo e hora previstos no plano de trabalho elaborado pela produção com a sua participação.

Na etapa de Produção a captura dos vídeos é feita, bem como todos os outros elementos necessários, como som externo, narração, etc. Com uma câmera de celular ou de Hollywood, o processo de captação de imagens é basicamente o mesmo. Caso o documentário comporte performances ou encenações, é preciso fazer seleção de elenco, confeccionar figurino e preparar os cenários ou as locações das filmagens. Antes do início das filmagens é necessário planejar as saídas de gravação, ou seja, montar um cronograma de filmagem. Nessa etapa devem-se relacionar as gravações previstas para o documentário segundo o calendário da Olimpíada. Na tabela abaixo, você vai encontrar uma lista dos profissionais envolvidos na realização de um filme.

Projeto De Animação Sherman

Deve conhecer bem os equipamentos, trabalhando como eletricista auxiliar, e depois de alguns anos de prática galgar o posto de chefe eletricista. Deve estar apto a avaliar as condições de fornecimento de energia em uma locação e solicitar ou não a locação de geradores, instalação de luz festiva ou autorização do proprietário do imóvel para retirar energia do seu PC. Além de todos esses pontos favoráveis, cinema é a atividade da indústria cultural que retrata a identidade cultural, salvaguarda a língua e aproxima os povos descompromissadamente e sem preconceitos. Todos os parques industriais cinematográficos atualmente existentes no mundo produzem apenas 1/3 das imagens demandadas em todo o nosso planeta. Em cada século da história determinadas ocupações profissionais tornam-se necessárias e consequentemente estas especialidades são as mais procuradas pelos jovens que se inserem no mercado de trabalho. O produtor irá revisar todas as capturas de vídeo e de áudio feitas. Então, o editor irá juntar todas as peças e fazer a mágica acontecer.

como é feita a produção de um filme

Quais As Etapas Da Pré

Seu trabalho é supervisionado pelo montador do filme antes de ser dado como finalizado para que possa a seguir sofrer a marcação de luz e serem efetuadas as cópias de comercialização do filme. É nesta etapa que se providenciam as trucagens de laboratório (“fusões”, “congelamento de imagens”, desdobramento para aumento de câmera lenta etc). É o profissional que executa as tarefas de montagens de suportes para equipamentos de luz e de câmera sob o comando do chefe maquinista. É o responsável pela execução dos movimentos de aparelhos que conduzem as câmeras. É o técnico de cinema e vídeo que acompanha o gerador vindo da locadora.

Edição E Montagem

Há uma comédia italiana, “Ladrões de Sabonete”, de Maurizio Nichetti, que mostra bem como são reproduzidos estes sons. Outra função da equipe de direção é o casting, ou escolha do elenco. Essa modalidade no Brasil é pouco explorada, e em geral é resolvida pela produção e direção, mas há uma função específica para isso, mais comum no cinema americano, e que se preocupa exclusivamente com a escolha e o contato com o elenco. O produtor, por ser quem financiava os filmes, escolhia os roteiros, os artistas, e até o diretor, que se tornava mero técnico, tanto quanto os demais. Como não existia uma produção industrializada, o diretor continuou sendo o grande realizador, o artista que usava o cinema como meio de expressão. Os primeiros grandes diretores, com exceção de D.W.Griffith e Edwin Porter, foram europeus.

Em filmes muito trabalhosos existem as duas funções, cabendo ao diretor de arte o comando visual da parte cenográfica do filme. É o profissional de cinema, vídeo e televisão que cria os cenários em estúdio ou adapta locações para serem utilizadas como set de filmagens. É o profissional responsável pela captação com qualidade técnica de diálogos dos personagens, músicas e ruídos ambientais da cena necessários à montagem dos planos filmados. A escolha de materiais empregados sofre uma consulta por parte do diretor de fotografia os melhores filmes para testes prévios dos tecidos e cores, assim como do técnico de som, evitando futuros ruídos que incomodem a captação do som. Antes da execução dos planos, após estarem carregados os chassis e colocados corretamente na câmera, executa a preparação do foco, medindo as distâncias e exercitando-se durante os ensaios com os atores. É quem aciona e corta a câmera para o operador de câmera, cobra a claquete da continuísta e informa os dados técnicos do plano para que ela possa colocar em sua folha de continuidade.

Para abordar o conteúdo referente aos modelos de produção Taylorismo e Fordismo, o filme Tempos Modernos, protagonizado por Carlitos – personagem clássico de Charles Chaplin, é ideal para ser trabalhado em conjunto com o material teórico. Ainda que a pandemia tenha trazido dificuldades, o projeto da dupla foi indicado a três categorias do Rio Webfest e ao Asia Web Awards. “Ter feito esse trabalho foi muito importante por causa da pesquisa e da inovação, mas ainda há a preocupação sobre a falta de cuidado das entidades governamentais em relação aos profissionais da cultura, principalmente nesse momento”, afirma Vaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>