Responder a essa pergunta pode ser difícil, mas é muito importante para otimizar o seu processo de vendas. Entender o motivo da “fuga” desses clientes é o primeiro passo para impedir que ela aconteça. O funil de vendas é um dos nomes dados ao conjunto de potenciais clientes com os quais seu time está em contato. No topo do funil estão os que ainda estão mais longes de converter; no fundo, os que estão quase fechando negócio. Como deve ter ficado evidente lendo as dicas acima, ter um processo de vendas organizado é muito importante para aumentar conversões, trabalhar com eficiência e otimizar os resultados da sua equipe de maneira geral.
Se ele sair errado, você só pode entender o que aconteceu se olhar para o que deveria ter sido feito e não foi. O mesmo acontece com o mapeamento do processo de vendas, sendo a forma mais eficiente de estruturá-lo. Para ser um processo de vendas, todas as etapas devem ser escaláveis, ou seja, crescer de acordo com a demanda, e ensináveis, de forma quequalquer colaborador novo consiga aprender rápido. Nesse momento, o seu potencial cliente ainda não sabe que tem um problema e, por isso, ainda não é momento de fazer comunicações com apelo comercial. Por último, mas não menos importante, sem tecnologia, não há como estruturar processos de vendas que gerem resultados. Oficinas mecânicas, por exemplo, precisam de um pós-venda bem estruturado para garantir que seus fregueses se sintam seguros em relação aos reparos e ajustes em seus veículos.
O processo de vendas deve ser implementado o quanto antes na empresa para que todos os seus benefícios sejam sentidos o mais rápido possível. Quanto mais rapidamente os desafios da implementação forem superados, melhor. O processo de vendas deve ser constantemente aprimorado, para que possa sempre melhorar e se tornar efetivo — não só para melhorar as conversões, mas principalmente para satisfazer os clientes.
A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Neste momento, também é importante conduzir o prospect à tomada de decisão, relembrando os pontos que ele mencionou como críticos e como a sua solução atinge essas questões. Caso aceite, é assinado o contrato e o relacionamento continua, agora, como um cliente convertido. Quando há uma negativa, é possível continuar negociando para tentar chegar a um acordo vantajoso.
O playbook de vendas é uma forma bastante comum de armazenar essas informações. Aliás, temos um artigo completo com 5 dicas para criar um playbook de vendas e padronizar esse processo. Metas claras e mensuráveis são essenciais para orientar as ações de vendas e medir seu desempenho. Essas metas não são escolhidas aleatoriamente, mas com base nos objetivos estratégicos da empresa, podendo incluir taxa de conversão, volume de vendas, ticket médio, entre outras metas. Leads bem qualificados, que se tornaram oportunidades de negócio, são oportunidades transmitidas do pessoal do pré-vendas aos vendedores especializados na negociação e no fechamento de negócios. A prospecção é a primeira etapa do processo, sendo responsável por estabelecer o primeiro contato.
Aumentar a produtividade do time de vendas
Nesse ponto, estruturar um onboarding de clientes pode ser bem interessante. Isso significa que o processo de vendas estruturado é fundamental para evitar práticas ineficientes, prevenir erros e garantir mais produtividade para o time comercial. Falamos muito da equipe de vendas, porém, o marketing também desempenha papel fundamental, pois tem o poder de atrair, engajar e gerar leads qualificados que podem se tornar compradores. Esse departamento não deve ser levado como “paralelo”, mas um forte aliado para impulsionar os resultados comerciais. Estruturar o processo de vendas é só o começo dessa jornada, pois você terá que acompanhar e mensurar os resultados dessas etapas para identificar o que funciona, o que não funciona e os gargalos que podem ser melhorados.
Ferramentas gratuitas
Em alguns casos o caminho para o sucesso dos resultados pode acontecer de maneira “forçada” e instável e, em alguns casos, de forma “organizada” e previsível. Verificar o que pode oferecer de diferente e preços Cupom Amazon Celular que pode cobrar para não perdê-los. Identificando essas características, é mais fácil escolher a abordagem mais efetiva e entregar conteúdos que, de fato, serão mais relevantes para o seu potencial cliente.
Esta etapa é o momento de apresentar uma proposta de valor ao seu cliente, uma vez que você já entendeu como pode solucionar a sua necessidade. Se quiser obter resultados satisfatórios, é importante que a conversa seja humanizada. Portanto, pratique a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno e prestando atenção no cliente. A apresentação da proposta é a solução que a empresa oferece para resolver o dilema ou desejo do cliente. Para isso, é preciso escutar o cliente e procurar entender o seu comportamento e seus questionamentos para detectar em que ponto da jornada de vendas ele se encontra.
Processo de vendas: o que é e como montar um para sua empresa
Você vai conseguir também eliminar tarefas manuais (e erros) com as automações do Pipefy, simples e fáceis de configurar. A jornada de compra é o caminho que o cliente percorre desde o interesse até a decisão de compra. Ao montar um processo de vendas, mapear a sua jornada é importante para identificar os pontos de contato com a empresa, interações e informações relevantes de cada estágio.