Em geral, são recomendadas as vitaminas A, C, D e as do complexo B, além de cálcio e ferro. Por isso, os suplementos como o Isopro Whey, da Probiótica (o produto contém proteína isolada do soro de leite e não apresenta carboidratos ), podem apresentar resultados positivos. “Sempre que meus alunos apresentam dificuldade na hora de ganhar músculos, sugiro uma consulta a um nutricionista”, completa. Já o personal trainer, Ivaldo Larentis afirma, que os suplementos também podem ser bem eficientes. “Existem pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de proteínas no dia a dia, seja por restrições alimentares ou pela falta de tempo”, diz o especialista.
Colocar vegetais, grãos integrais e carnes na dieta já ajuda a garantir quantidades bacanas dessas substâncias. Mulheres que pretendem engravidar devem fazer uso prévio de doses suplementares de ácido fólico (5 mg/dia) já alguns meses antes de iniciar a gestação, com orientação do ginecologista/obstetra, já que isto diminui o risco de malformação fetal. Já as gestantes devem fazer uso de suplementos de ferro para evitar a anemia durante a gestação, pois ficam vulneráveis à esta condição. ficar forte Já o personal trainer Ivaldo Larentis afirma que os suplementos também podem ser bem eficientes. “Existem pessoas que não conseguem consumir a quantidade necessária de proteínas no dia a dia, seja por restrições alimentares ou pela falta de tempo, por isso que os suplementos, como o Whey Protein, podem apresentar resultados positivos”, diz o especialista. “Sempre que meus alunos apresentam dificuldade na hora de ganhar músculos, sugiro uma consulta a um nutricionista”, diz.
O chá verde em cápsulas pode causar graves problemas de saúde, como lesões hepáticas, e sua venda é proibida pela Anvisa. Desse modo, os suplementos vitamínicos podem fornecer os nutrientes que fortalecem o sistema imunológico e aqueles que são menos absorvidos em razão de medicação. Na verdade, são essenciais no mecanismo energético de gorduras, carboidratos e proteínas. A capacidade do organismo se defender de invasores (vírus, bactérias e fungos) é propiciada pelo sistema imunológico, que requer algumas vitaminas e minerais para seu correto funcionamento. Sua utilização é a maneira mais fácil de suprir as demandas do organismo em função das condições em que ele se encontra ou das atividades que a pessoa desenvolva. Se o sujeito não der conta mesmo de seguir essa meta – por causa de intolerâncias, por exemplo -, daí os suplementos entram em cena. Quem se entope do mineral apresenta maior probabilidade de sofrer com pedras nos rins.
O Que São Suplementos Alimentares
Com relação à eficácia, a futura bióloga não está totalmente satisfeita, “Não atende totalmente minha expectativa, mas melhora a questão dos sintomas”. Além da lactase, a jovem faz uso, todas as manhãs, de suplementação para crescimento de unhas e cabelos, que são queridinhos por muitos. Para bons resultados, assim como com os praticantes da musculação, os consumidores destes produtos devem ter uma alimentação saudável, aliando vitaminas, antioxidantes e minerais naturais à suplementação.
Restrição de uso, quando o produto não puder ser consumido por determinado grupo populacional. Além de ser uma indicação enganosa, esse tipo de irregularidade pode apontar para outros perigos, como uso de substâncias não permitidas ou sequer avaliadas. A creatina é produzida no fígado, rins e pâncreas a partir da glicina, arginina e metionina2,33. O requerimento diário médio é de 2 g/dia, sendo 1 g proveniente da dieta e 1 g da produção endógena2,3.
Pandemia Aumenta Consumo De Suplementos Alimentares
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, não há previsão legal para a categoria “suplementos alimentares”, ou seja, não existe regulamentação específica para esses produtos. Segundo o endocrinologista Francisco Tostes, especialista em emagrecimento, atividade física e medicina do esporte, algumas vitaminas como a A e D podem causar intoxicação e outros suplementos de cálcio e proteína podem aumentar os riscos de formação de cálculo renal. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que os suplementos alimentares não são medicamentos e, por isso, não servem para tratar, prevenir ou curar doenças.
Entenda Os Benefícios Dos Suplementos Vitamínicos
Existem diversas marcas e indicações que prometem resultados milagrosos, muitas vezes sem nem precisar de receita médica. Com este apelo, cada vez mais pessoas aderem ao uso destes produtos confiando que os resultados virão mais rapidamente.
Podemos definir suplementos alimentares como substâncias que possuem como objetivo principal complementar alguma deficiência dietética. A grande maioria dos suplementos promete uma grande quantidade de benefícios, todavia, a maior parte deles ainda não possui seus efeitos comprovados.
A Akmos, holding com atuação nacional por meio de franquias e vendas multinível viu seu faturamento crescer 90% em plena pandemia. A companhia lançou quatro linhas de suplementos alimentares, aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa. A relação da baixa imunidade com as formas mais agressivas da infecção pode ter influenciado nesse comportamento de maior procura de suplementos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para fins Especiais, houve um aumento de consumo de 48% no ano passado. Em maio de 2020, a entidade investigou o comportamento dos consumidores, revelando que em 59% dos lares brasileiros têm pelo menos uma pessoa consumindo suplementos. Esses produtos aumentam a frequência cardíaca e prometem auxiliar na perda de peso, mas podem comprometer a saúde. Eles já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, seja para complementar a alimentação, auxiliar no desempenho na academia, para a perda de peso ou outras tantas finalidades.