O que é empreendedorismo, quais são os tipos e como começar?

O que é empreendedorismo, quais são os tipos e como começar?

A Lei nº 9.841 de 5 de outubro de 1999, instituiu o primeiro “Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte”. Essa lei foi revogada pela Lei Complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006. Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem.

Além disso, é importante verificar a viabilidade da sua ideia no local em que você pretende implantá-la. Por exemplo, digamos que você pretende abrir uma loja de casacos com alta tecnologia para proteger a pessoa do frio, mas pretende fazer esse investimento algum Estado do Nordeste. É esse tipo de discernimento que você deve ter antes de iniciar a sua jornada. Sem dúvida, saber o que é empreendedorismo tem muito mais a ver com uma maratona do que com uma corrida de cem metros rasos. Dessa maneira, além de evitar a procrastinação do seu sonho, você terá mais tempo para adquirir as habilidades necessárias para se destacar no mercado.

Para se manter por dentro de tudo o que acontece e entender as tendências do mercado, muitos empreendedores buscam orientação com especialistas ou mentores. Todo empreendedor deve ter preocupação em oferecer um negócio de qualidade, que entregue um produto ou serviço muito superior. Uma das formas mais comuns de empreendedorismo é a abertura de novas empresas, inicialmente de pequeno porte. Por esse motivo, é comum que qualquer indivíduo que se arrisque a abrir seu próprio negócio seja chamado de empreendedor.

Uma dica é utilizar metodologias dentro do negócio para manter a organização e acarretar êxito. Tão importante quanto representar estrategicamente um problema é apresentar formas efetivas de lidar com ele. A mudança na política, para o modelo de coalizões de defesa, é explicada por meio de dois processos. Em primeiro lugar, a política muda em função da interação de coalizões em competição dentro de um subsistema. Este resultado altera também a ação das coalizões, num processo que, por meio da percepção de adequação das decisões governamentais, dos impactos produzidos, e de novas informações, gera um aprendizado constante. Já para Peter Drucker, o empreendedor é quem vislumbra em mudanças as oportunidades de negócios.

Qual é o conceito de empreendedorismo?

A descoberta da oportunidade demanda diferentes estoques de informação entre as pessoas, por isso, não são óbvias a todos. Para identificar uma oportunidade, empreendedores precisam de informações anteriores, complementares às novas informações. Empreendedor é classificado gramaticalmente como adjetivo, que adiciona o valor de corajoso e inteligente no mundo dos negócios para pessoas que dão o primeiro passo. Em outras palavras, empreendedor é quem identifica negócios as oportunidades e transforma organização lucrativa. Muitos desses serviços são gratuitos, e foram criados com o objetivo de auxiliar negócios que estão começando, oferecendo conhecimentos e ferramentas importantes para desenvolver as atividades propostas. Assim como muitas pessoas estão descobrindo o que é empreendedorismo, é fundamental nunca deixar de buscar novos conhecimentos e atualizações sobre o mercado empresarial e as demandas que surgem diariamente.

Lições sobre a arte de empreender

Porém, alerta que as pessoas não percam tanto tempo nisso, pois muitos negócios deixam de sair do papel pelo excesso de organização. Como o próprio nome sugere, trata-se do empreendedorismo pautado pela colaboração. Ou seja, quando dois ou mais empreendedores se unem para tocar um projeto ou negócio. Pela democratização da internet, o acesso ao mercado digital está mais fácil, permitindo que um número maior de pessoas se torne um empreendedor digital. Em ambas oportunidades, o empreendedorismo é conduzido por uma única pessoa. Ainda que menor, tem os mesmos direitos de uma empresa maior, com quadro de funcionários e sede comercial.

Para que serve o empreendedorismo?

Quanto mais você falar da sua ideia, mais vai enxergar os pontos fracos e, assim, mais irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu modelo de negócio. O empreendedor precisa obter informações, pois com isso ele conseguirá saber o que procurar, como aplicar e como medir os resultados digitais. Na prática, isso significa que a esses conceitos vão se tornar cada vez mais comuns e transformarão o mundo que vivemos. Ou seja, o negócio deles se baseia justamente em um grande empreendedor ensinar empreendedorismo para outros empreendedores.

Neste sentido, a construção do conceito de empreendedor para os autores se aproxima do entendimento sobre o empreendedor presente no modelo de Kingdon. O empreendedor é o indivíduo que entende a importância das ideias no processo político e as promove de maneira a convencer os demais atores com relação a uma questão. A base da mobilização baseia-se, segundo Baumgartner e Jones, no entendimento compartilhado pelos indivíduos sobre uma questão. Os empreendedores, atuando na criação e divulgação de imagens, conseguem mobilizar os atores e criar ou desorganizar monopólios. O objetivo dos empreendedores é sempre estabelecer um monopólio para tal política. Com relação aos empreendedores de políticas, o modelo não trata especificamente deste tipo de ator.

Conheça o PUCRS Online

Em geral, as pessoas associam a atividade de um empreendedor com o fato de ele ter um negócio próprio. Mas, como falamos acima, o conceito de empreendedorismo não depende apenas disso. Assim como existem diversos tipos de empreendedores, também existem vários tipos de empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>