Número de cirurgias plásticas cresce a cada ano

Número de cirurgias plásticas cresce a cada ano

Por fim, Doutora Angélica acentua que a técnica LipoLay HD nasceu no país e que oferece correção imediata à estética do paciente. Como responsável pelo procedimento, a especialista ressalta que, menos sendo minimamente invasivo, a LipoLay HD demanda um profissional experiente e capacitado e aprovado pelo instituto para sua realização. O procedimento não cirúrgico mais realizado no mundo, é a aplicação de da toxina botulínica (Botox), utilizada no combate a rugas e linhas de expressão. A aplicação de ácido hialurônico e remoção de pelos, ficam em segunda e terceira posição, respectivamente. “Como em qualquer cirurgia de grande porte, a lipoaspiração traz riscos, como sangramento e reação à anestesia”, acrescenta a Mayo Clinic, em informativo.

Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados. ”Eu só quero um xodó”, do mestre Dominguinhos, é o mais novo sucesso lançado pelo cantor e compositor Robertto, dentro do projeto Viva São João. A canção faz parte da série com cinco canções de artistas que marcaram o mundo do forró, transformadas em videoclipes repletos de poesia e de nostalgia que remetem às raízes da música nordestina. Minienxertos, microenxertos, enxertos com punch e enxertos de unidades foliculares servem como exemplos.

Conheça as 9 cirurgias plásticas mais feitas no Brasil

Entre os anos 1940 e 1950, as cirurgias mais realizadas eram rinoplastia e facelifts, procedimento que visa amenizar os sinais do envelhecimento no rosto, como marcas de expressão e rugas. As cirurgias plásticas surgiram, originalmente, com a função reparadora. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os primeiros registros de procedimentos visando mudar a aparência física de alguém remontam ao século VI, localizadas onde hoje se encontra a Índia. Detalhes sobre os procedimentos feitos na época estão presentes nos textos conhecidos como Sushruta Samhita, que são atribuídos ao fundador da medicina Ayurveda.

Cirurgias plásticas mais feitas pelos brasileiros: Blefaroplastia

É a cirurgia para correção da forma da orelha, sendo muito realizada com o objetivo de reverter as chamadas orelhas de abano. “De baixo risco, o procedimento é feito através de uma pequena incisão feita atrás da orelha a partir da qual o cirurgião plástico modela a cartilagem”, diz o cirurgião. Pode ser realizada a partir dos sete anos de idade, quando a orelha já está completamente formada. É indicada para crianças que sofrem bullying ou outras formas de constrangimentos devido à aparência da orelha. Procedimento que objetiva a retirada do excesso de gordura e pele que fica localizada na região abaixo do umbigo.

Qual é a cirurgia plástica mais procurada no Brasil?

“A estética sempre foi voltada para mulher”, comenta Nísia Martins do Rosário, professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e pesquisadora sobre corpos na comunicação. Ela relembra que, no decorrer da história, os padrões de beleza sempre recaiam sobre os corpos femininos, desde o uso de espartilhos, no século XIX, às cirurgias plásticas atuais. A cirurgiã dentista, especializada em harmonização orofacial explica que a técnica utilizada pelo Instituto LipoLay é diferente da já ministrada em lipoaspirações, e comenta os diferenciais da LipoLay HD, exclusiva da corporação. O Brasil é o país com o maior número de realizações de cirurgias plásticas no mundo. Com aproximadamente 1.5 milhões de cirurgias ao ano, o país ultrapassa os Estados Unidos e o México, em segunda e terceira posição, respectivamente.

Vale destacar que, nos anos de 2018 e 2019, o Brasil foi considerado o país que mais realizou cirurgias plásticas no mundo, superando os EUA. A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões e pode ser feita em diversas partes do corpo, como culote, barriga, costas, braços e pescoço. Em alguns casos, a paciente pode optar em fazer em conjunto com outros procedimentos, como redução de mama e abdominoplastia. Curiosamente, segundo o ISAPS, o Brasil ficou em primeiro lugar do ranking de cirurgia feitas no rosto, como rinoplastia e lifting facil. Para os médicos ouvidos pelo g1, a procura por cirurgias na face é reflexo da era das selfies e também das reuniões virtuais, comuns durante a pandemia.

Rinoplastia

“Podendo englobar tanto o rosto inteiro quanto uma área especifica que gere maior desconforto para o paciente, a ritidoplastia é feita por meio de cortes que permitem que o profissional tracione a pele, remodelando e reposicionando os tecidos. A incisão pode ser feita em partes diversas do rosto como na orelha, no couro cabeludo, na região temporal ou abaixo do queixo”, completa o Dr. Paolo. Lipoaspiração é uma operação que busca remover a gordura de diferentes locais do corpo, normalmente realizada com uma espécie de aspirador. Apesar de ser a cirurgia preferida das brasileiras, na lista de procedimentos não cirúrgicos voltados ao emagrecimento, o Brasil não consta nos 10 países que mais buscam essas técnicas. Inicialmente, os procedimentos eram caros e destinados às elites econômicas, mas, de acordo com a SBCP, houve a popularização dos procedimentos devido às estrelas de Hollywood que aderiram às cirurgias.

Na maioria das vezes, a otoplastia é feita em homens entre os 20 e 30 anos que desejam corrigir a forma, a posição ou as proporções das orelhas. Ela também descobriu ter hérnia umbilical, um deslocamento do tecido abdominal localizado atrás do umbigo. Dos médicos Cirurgia Plástica associados à SBCP, de acordo com o último censo realizado pela entidade em 2018, 60,2% dos profissionais utilizam o Instagram como forma de comunicação. No entanto, o ano de 2020 foi marcado por uma forte queda nos procedimentos, chegando a apenas 1,3 milhão.

Essa maior exposição pode provocar lacrimejamento, olho vermelho e também úlcera de córnea, por exemplo”, alerta Alexandre Munhoz. “Quinze anos atrás esse número não chegava a 5%. Eles estão procurando cirurgia para melhorar a parte estética. Estamos vivendo mais e esses homens estão vendo os sinais de envelhecimento”. Isso porque o procedimento é indicado para quem quer melhorar a aparência das pálpebras caídas e rejuvenescer a área ao redor dos olhos.