A ocorrência de erros ou falhas em um sistema de atendimento baseado em IA é praticamente nula, o que resulta no aumento de produtividade da equipe, que não terá mais tantas reaberturas de chamados, além de aumentar a confiança dos usuários no serviço. Por isso, o uso da IA ganha ainda mais destaque como ferramenta inovadora no mercado. As inteligências artificiais são capazes de compreender nossa linguagem em vários níveis, além de responderem mais rápido do que os humanos. Como você viu, quando bem aproveitada, a IA fornece todo o suporte que as empresas precisam para criar um diferencial na relação com seus clientes. Os softwares e aplicativos que usamos na rotina seja pessoal ou profissional estão cada vez mais simples e intuitivos, o que faz com que o uso de manuais seja dispensado e tornando-os, portanto, mais fáceis de serem usados.
De certa forma, a inteligência artificial serve para muita coisa, sobretudo no que diz respeito a resolver problemas e executar tarefas que só humanos, em tese, conseguiriam fazer. É comum que o termo inteligência artificial ainda assuste muita gente, e muitos empreendedores ainda acreditam que esse tipo de tecnologia é muito distante do dia a dia das empresas deles. Entretanto, a verdade é que contratar um serviço de chatbot com inteligência artificial já é bem simples. Ok, entendido o papel da inteligência artificial no atendimento ao cliente, seguimos para a compreensão de como ela funciona, na prática. A combinação dessas informações nos mostra que evitar o uso de IA no atendimento ao cliente por receio de oferecer uma experiência ruim ao cliente, pode ser justamente o que irá prejudicar a relação entre o cliente e a empresa.
Inteligência Artificial A Serviço Do Consumidor
Até 2020, a Inteligência Artificial será usada em grande escala pelas empresas que desejam otimizar o atendimento ao cliente. A afirmação, feita em pesquisa pela consultoria Gartner, é uma realidade no mercado nacional, e muitas organizações já estão se adequando à nova realidade da automação crescente do customer service. Promover uma melhor experiência ao cliente, alinhada com as suas expectativas, é o segredo para que qualquer organização seja bem-sucedida no mercado. E esse é um dos maiores benefícios que a inteligência artificial pode proporcionar. Portanto, à medida que o usuário vai interagindo com a máquina, ele transmite informações que, combinadas com os registros anteriores, permite que a inteligência artificial apresente soluções mais assertivas e até se “lembre” das suas preferências pessoais. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a maior parte das solicitações recebidas pelos serviços de atendimento ao cliente são simples. O Service Cloud Einstein facilita o uso da inteligência artificial, pois integra-se bem com o Service Cloud e os canais de serviço e dados de CRM do usuário.
Esses são cases que comprovam como a tecnologia de ponta aprimora, agiliza e torna mais precisos os diagnósticos, contribuindo para combater a progressão de problemas de saúde. A utilização da IA terá, sem dúvida, um dos impactos mais positivos e permanentes na nova medicina. Pode melhorar o atendimento de cada cidadão na mesma medida que reduz gastos e desperdícios no setor. É inegável como o trabalho de profissionais na saúde ganha agilidade e qualidade com esse suporte, propiciando também um atendimento cada vez mais personalizado. Há exemplos de empresas brasileiras que já obtiveram sucesso no desenvolvimento de dispositivos que não só revolucionaram o atendimento hospitalar como ampliaram e baratearam diagnósticos no país. Essas estruturas podem ser utilizadas para coletar e processar grandes massas de dados que permitem criar cenários futuros de acordo com acontecimentos passados e melhorar a tomada de decisão em relação a novos produtos e atendimento ao cliente.
Soluções
O processo de transformação digital vem mudando a forma como as empresas vêm se relacionando com os consumidores. Antigamente o atendimento ao cliente era feito exclusivamente por profissionais divididos em baias com fones de ouvido para uma demanda grande por dia. Implementar a IA em uma empresa é uma tarefa simples, pois boa parte das ferramentas utilizam alguns conceitos básicos de inteligência artificial. Contudo, temos algumas soluções totalmente voltadas para o aprendizado de máquina. Os processos que se utilizam da inteligência artificial suportam cada vez mais tráfego. O consumidor moderno da era da revolução digital tem necessidades que as corporações precisam atender e se adaptar. Uma delas é que o cliente é hiperconectado, portanto, necessita do imediatismo e das informações disponíveis em tempo real.
Com isso, o número de healthtechs, startups que desenvolvem inovações para otimizar ações relacionadas ao sistema de saúde e bem-estar, avançou no Brasil. Cada vez mais elas oferecem soluções capazes de aprimorar ou reinventar processos no atendimento, no diagnóstico e no tratamento de doenças. Em um atendimento comum, o seu cliente deve esperar algum tempo, caso os profissionais estejam ocupados, o que pode gerar certa insatisfação, a depender da disponibilidade de seus colaboradores.