Etapas Do Tratamento De Esgoto

Etapas Do Tratamento De Esgoto

O tratamento deverá retirar o potencial contaminante do efluente, ou seja, matéria orgânica e carga bacteriana que possa afetar os corpos d’água. O processo biológico geralmente transforma a matéria indesejada em material flutuante, sedimentado ou em gases. Como o tratamento avançado geralmente segue um tratamento secundário de alta taxa, às vezes é chamado de tratamento terciário. Quando falamos lodo no processo de tratamento de esgoto, estamos falando da parte sólida gerada ao longo do tratamento. Nesse sentido, lodo ativado é uma massa de microrganismos que se desenvolveu às custas da matéria orgânica presente no esgoto e, neste caso, na presença de oxigênio dissolvido.

O primeiro é realizado por grades metálicas que funcionam como uma barreira para os sólidos. Eles acabam sendo detidos por elas e então, retiram-se os sólidos de maiores dimensões. Esse processo garante maior segurança aos equipamentos das estações, já que devido ao tamanho dos resíduos, pode-se danificar os dispositivos ao longo da unidade. Os processos de tratamento podem ser separados em três tipos conforme as operações utilizadas na remoção dos poluentes.

Empresa Associada À

Agora que você já sabe mais sobre as etapas do tratamento de esgoto, faça a sua parte para garantir a qualidade do serviço. Fazer o descarte correto de alimentos é uma atitude simples que já ajuda a prevenir entupimentos no sistema de esgotamento sanitário da sua cidade. O destino do lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto no Brasil costuma ser o aterro sanitário. No entanto, diretrizes e metas estipuladas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos incentivam as companhias a buscarem alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente, de forma a reaproveitar esse resíduo antes da destinação final.

No Brasil, a preocupação com a geração de efluentes começou a se intensificar com o crescimento populacional. Um problema que, como percebemos, está associado não só à capacidade de tratamento, mas também ao déficit de coleta de esgoto. Efluente industrial é todo o despejo líquido produzido nas diversas etapas de um processo produtivo, isto é, toda a água que é utilizada em uma indústria e, em seguida, descartada. Os microrganismos convertem a matéria orgânica em gás carbônico, água e material celular (crescimento e reprodução dos microrganismos).

quais são os tipos de tratamento de efluentes

Tratamento Secundário

O lodo originado nos processos das estações também deve passar por um tratamento de secagem, adensamento e descarte adequado ou reaproveitamento quando possível após passarem por processos específicos. Esse sistema é amplamente utilizado em ambientes rurais e em comunidades de pequenos portes. A fossa séptica – tanque horizontal para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão – remove a maior parte dos sólidos em suspensão (tratamento primário).

Então, aqueles processos de aeração são descartados nos processos anaeróbios, reduzindo a mecanização e o consumo energético do tratamento. Há até mesmo padrões de qualidade da água fixados em normas e regulamentos federais, estaduais e municipais que devem ser seguidos.

Produtos Relacionados

Efluentes domésticos são os resíduos produzidos em nossas casas que incluem as águas de lavagem e limpeza dos processos diários domésticos. A secagem térmica do Lodo é um processo de redução de umidade através de evaporação de água para a atmosfera com a aplicação de energia térmica, podendo-se obter teores de sólidos da ordem de 90 a 95%. Produtos orgânicos biodegradáveis – Alimentam microrganismos, os quais combinam tais produtos com o oxigênio presente na água, produzindo energia necessária para proliferarem, o que `a eutrofização da água. Isto dificulta a respiração dos peixes e outros organismos, consequentemente levando à perda de populações biológicas presentes nos corpos d’água. Agora que percebeu que a sua empresa está gerando efluente, você precisa encontrar a maneira adequada de descartar este resíduo. É necessário tratar todos esses efluentes e é possível reaproveitá-los na sua indústria, gerando economia e trazendo um caráter sustentável para a sua empresa. Esses são alguns tipos de efluentes comuns no dia a dia e em muitas indústrias.

Portanto, todos os meios para reduzir esse tipo de poluição e poupar água são indispensáveis. A decantação no final é uma inclusão optativa e dependem do tipo de operação estabelecido, mas, a existência desta unidade no efluente do valo eliminará sólidos decantáveis transportados além de permitir o funcionamento contínuo do sistema. Baias e valas de infiltração – Trata-se de um tratamento complementar que consiste na passagem do esgoto por um filtro instalado no solo, formado por pedregulho e areia. Mesmo com tantos desafios, estação de tratamento de efluentes em sao paulo algumas soluções de emprego desse resíduo têm surgido. O setor da agricultura tem utilizado o lodo para a produção de fertilizantes orgânicos, em função de sua composição repleta de macro e micronutrientes. Dentre as vantagens do emprego do lodo na agricultura, estão o aumento da densidade, da porosidade e da capacidade de retenção de água pelo solo, algo fundamental para evitar erosões e assoreamentos. Também é possível empregar o lodo como fonte de energia sustentável, em virtude do alto teor de fósforo em sua composição.

Contratar uma empresa especializada garante que você não vai ter dor de cabeça com a fiscalização e ainda vai diminuir a Pegada Ecológica da sua empresa, podendo inclusive somar esse fato nas suas campanhas de marketing perante o seu público-alvo. Uma empresa especializada também pode indicar a forma mais acessível financeiramente para fazer o tratamento, sem onerar muito o processo. As indústrias são as principais responsáveis pela produção de lixos ou resíduos despejados nos meios aquáticos e na atmosfera todos os dias. Vale ressaltar que a Kurita detém tecnologia para tratamento de efluente, englobando agentes coagulantes, floculantes, antiespumantes e resinas de troca iônica. Esta etapa consiste na separação sólido – líquido por meio da sedimentação das partículas sólidas. Disponível na forma líquida ou gasosa, esse tipo de efluente pode gerar danos irreparáveis tanto para o meio ambiente quanto para o ser humano. Tem origem em indústrias de galvanoplástica, metalúrgicas e até mesmo em incineração do lixo urbano, já que os metais estão presentes em pilhas, aparelhos eletrodomésticos, computadores e celulares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>