Cuidado do cabelo pós-transplante: o que fazer?

Cuidado do cabelo pós-transplante: o que fazer?

Para higienizar a região do transplante, coloque água morna em uma caneca ou pulverizador para suavizar o impacto da água. Se usar a caneca, despeje a água fora da área dos enxertos, deixando-a escorrer entre eles. Quanto a nadar na piscina, você deve saber que não recomendamos nadar em piscinas que contenham cloro durante os primeiros 3 meses. Após o primeiro mês após a cirurgia capilar, você poderá fazê-lo usando uma tampa de silicone que evita completamente o contato com a água. Você pode ir para a praia e mergulhar a cabeça após os primeiros 20 dias.

As incisões feitas no couro cabeludo e as feridas abertas demoram muito para curar. Manter a cabeça destapada em áreas cheias de pó facilita o acúmulo de sujeira nas feridas. Isto, causa infecções no couro cabeludo e estende o tempo de recuperação. Corre o risco de sofrer queimaduras de sol e interferir no processo de cicatrização se não proteger o couro cabeludo dos raios solares. O shock loss afeta diretamente o cabelo que foi transplantado, há 98% dos pacientes que sofrem de shockloss, é totalmente normal. O Shockloss afeta principalmente o cabelo implantado, mas também pode afetar o cabelo nativo.

Com a extração da unidade folicular , o cabelo é extraído através de incisões circulares microscópicas no couro cabeludo. Não há possibilidade de queda de fios após um implante de cabelo em Brasil. Isto porque os folículos pilosos são substituídos e os enxertados crescerão de forma permanente e serão mais resistentes aos hormônios que promovem a sua queda. Caso queira se prevenir ou esperar deter os efeitos da calvície pelas razões citadas, a pessoa deve focar em consumir os alimentos certos, com proteínas suficientes e vitaminas como a B3 e a B12. Além disso, deve-se procurar reduzir ao máximo o stress, seja procurando ajuda ou realizando atividades ou praticando técnicas calmantes.

Já o minoxidil e outros tratamentos tópicos devem ser interrompidos nos primeiros 15 dias e reiniciados após esse período. É estritamente proibida a exposição solar direta nos primeiros 30 dias após o transplante capilar. Para quem mora em locais quentes, por exemplo, o uso de bonés e chapéus folgados é uma boa alternativa, mas não fique com eles por muitas horas seguidas para não abafar a área e, consequentemente, suar. Geralmente, as crostículas (“casquinhas” que ficam no couro cabeludo durante a cicatrização) caem de cinco a sete dias após a cirurgia. Outro fator característico dessa técnica é que, como a retirada das unidades capilares é de maneira unitária, é aconselhável raspar o cabelo no transplante capilar.

E por último, manter os cuidados adequados com o cabelo, utilizando apenas produtos que sejam benéficos para a saúde do mesmo. O candidato ao procedimento precisa saber que, depois Tecnicas de transplante capilar de realizado o implante, não sairá do consultório com os cabelos longos. Além disso, é normal que os fios implantados caiam, começando a crescer depois de 3 a 4 meses.

Como manter o cabelo saudável após o transplante capilar

O importante a notar aqui é não esfregar a toalha no couro cabeludo. Após a limpeza da loção na pele, aplica-se um pouco de xampu, formando uma crosta nas áreas onde não foi realizado o transplante capilar. A área do recipiente é limpa com movimentos suaves, novamente, evitando movimentos bruscos. As loções amaciantes usadas nessas lavagens suaves, que devem ser usadas até que as crostas caiam, consistem em cremes como o Bepantol ou géis prontos. O objetivo do uso dessas loções amaciantes antes da lavagem é tornar as crostas mais macias e fáceis de limpar, sem causar danos aos folículos capilares transplantados. Usar um capacete imediatamente depois do transplante de cabelo comprime o couro cabeludo e esfrega os enxertos.

O cabelo que cai após a cirurgia de transplante capilar volta a crescer?

O profissional indicado para fazer essa avaliação costuma ser um médico dermatologista ou cirurgião plástico com especialização em tricologia. Após a operação pode ser aplicado um spray fixador especial, que evita o uso de bandagens. Em torno de 15 dias todos os fios transplantados cairão e não existirá mais nenhuma restrição a qualquer atividade. O transplante capilar é uma solução de longo prazo para a perda de cabelo, o que significa que o paciente não precisará se preocupar com procedimentos de substituição capilar no futuro. Com a técnica FUE, por exemplo, os resultados são duradouros e podem durar a vida inteira. Isso faz do transplante capilar uma solução econômica para a perda de cabelo, já que o custo único do procedimento é geralmente menor do que o custo contínuo de outras opções tradicionais.

O que é transplante capilar?

O objetivo da cirurgia é reconstruir áreas calvas com cabelos retirados de outras partes do couro cabeludo. Os cuidados com o transplante capilar são fundamentais para se obter um bom resultado. Com os cuidados adequados, o cabelo transplantado irá crescer forte, saudável e com um aspecto natural. Durante o mês de recuperação, é preciso evitar ao máximo que a área transpire. Depois de três dias, porém, o paciente já pode adotar atividades físicas de baixa intensidade, como a caminhada. O ideal é conversar com o cirurgião, pois a recomendação varia de acordo com o profissional.

Tapar a cabeça depois do transplante capilar: Quando isto é possível?

Deve-se lembrar que apenas os cabelos enfraquecidos pelo transplante caem, mas suas raízes permanecem no lugar, recuperando força e gerando novo crescimento entre o terceiro e o sexto mês após o transplante. Já na técnica FUE, as unidades foliculares são retiradas diretamente do couro cabeludo de forma individual. É um procedimento bastante minucioso, realizado com ajuda de microscópios. Nesse caso, o paciente ficará com uma cicatriz bastante fina, escondida debaixo dos cabelos. Ocorre a retirada de uma faixa de pele do couro cabeludo e as raízes são separadas fio a fio.