Coronavírus Gera Impacto De Us$ 5 Bilhões Na Indústria Cinematográfica

Coronavírus Gera Impacto De Us$ 5 Bilhões Na Indústria Cinematográfica

A exibição foi separada da produção e da distribuição. Atualmente, meia dúzia de empresas norte-americanas e suas subsidiárias produzem quase todos os filmes, seriados, musicais e games exportados para os quatro cantos do mundo. Notamos então que a nossa relação com a arte não é espontânea, pois quando julgamos gostar ou não de alguma coisa, mesmo acreditando manifestar uma opinião livre, estamos sendo tomados por instrumentos ideológicos que mantém a nossa relação com a cultura. “Gostar” ou “não gostar”, não significa que temos uma sensibilidade inata, “significa uma relação do complexo cultural que está fora de nós, isto é, a obra de arte”. Todos esses aspectos explicam e concluem definitivamente o “ir além da tela”, adentrando o universo do filme, sem medo de se entregar a interpretações e saberes.

As formas simbólicas podem ser “mercantilizadas”, isto é, transformadas em mercadorias para serem vendidas e compradas no mercado; e os meios principais de “mercantilização” das formas simbólicas estão justamente no aumento e no controle da capacidade de sua reprodução. Dizer que o cinema é natural, que ele reproduz a visão natural, que coloca na própria realidade a tela, é como dizer que a realidade se expressa sozinha na tela.

Eliminando a pessoa que fala, ou faz cinema, ou melhor, eliminando a classe social que produz essa fala ou esse cinema, elimina-se também a possibilidade de dizer que essa fala ou esse cinema representa um ponto de vista (BERNARDET, 1991, p. 19). Entre a última década do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX, o cinema, cuja estreia se deu em 1889, encontrava-se em crise no cenário Europeu em virtude de sua concorrência advinda da disputa nos negócios cinematográficos entre franceses e estadunidenses.

Eu acho que o cineclube vai começar a dividir espaço com outras formas de debate. Tem muitos fóruns de cinema no Facebook, com páginas para discutir um diretor, outras para discutir um filme e as pessoas nem sempre se identificam e acabam descambando para baixaria. O 3D é até velho, começou na década de 1950, aí o abandonaram e agora voltou com tudo. A maioria dos filmes que usam o 3D o utiliza com um víeis publicitário. Por exemplo, “Harry Potter”, que eu assisti em 3D e depois eu vi em 2D, não tem diferença, é puramente publicidade.

Contudo, Bouly não possuía dinheiro para registrar a patente do invento. O cinematógrafo acabou por ser patenteado pelos irmãos Lumière, que passaram, a partir de 1895, a fazer várias produções cinematográficas de pequena capacidade e a exibi-las em sessões especiais para isso. Segundo o Hollywood Reporter, a Warner Bros. planeja lançar filmes de acordo com o controle da pandemia em países, regiões e cidades. Dessa forma, a data prevista de 27 de agosto para estreia do Brasil não está confirmada.

Piores Filmes

Parece que não é uma pessoa que fez aquilo, parece que é uma máquina, feito em ritmo industrial, parece que o filme não tem coração, não tem sangue, é uma coisa anêmica, sabe? E isso é uma coisa que independe de dinheiro, quer dizer, tem filmes que custaram um real e vale muito mais do que “Batman” meu cinema que custou meio bilhão. É engraçado, porque eu e meus amigos passamos quatro anos discutindo sobre isso, e até hoje. A gente acha que o cinema de arte, de repente, pode ter outro sentido. É música, tem harmonia, melodia, letra, o problema é que é uma droga, mas é arte, é música, ele faz música.

Em “A pequena história da fotografia” é discutido a total negação da técnica, em valorização à integridade da arte. Ele explica que a natureza que fala à câmera é diferente da que fala ao olhar, como no caso da pintura. Pois, diante do aparelho, o fotógrafo além da inspiração, fica a mercê do inconsciente.

Com a fotografia a questão do inconsciente começa a ser tratada na arte como um ponto fundamental, que depois será também discutido no estudo do cinema. Outro ponto importante na discussão de Walter Benjamin é sobre as apropriações coletivas que a técnica permite. Observa-se, então, que por meio da degeneração da linguagem simbólica ocasionada o próprio sentido da arte foi alterado, já que não estamos mais falando de um artista produzindo uma arte que pode ser observada apaticamente, em apenas um único ambiente.

No caso do cinema, esta não apenas permite o imediatismo, com a difusão em massa da obra cinematográfica de forma obrigatória. Para Benjamin “O filme é uma criação da coletividade” (1955, p. 4). Cinema em três dimensões, salas escuras e poltronas confortáveis.

avanço cinematográfico

Características

Thompson já alerta em seu estudo que as situações interativas podem agir paralelamente no fluxo da vida diária. No entanto, essa característica da “interação face a face” nos cineclubes tem um caráter elementar e único, porque eles evidenciam e incentiva a conversa, a discussão para o melhor entendimento sobre o filme.

A integração vertical também possibilitou a expansão do mercado, pois atraiam investimentos de bancos e companhias de comunicação. Mas se a guerra ajudou a consolidar o mercado estadunidense, a verticalização contribuiu para que a indústria cinematográfica ficasse completamente refém do mercado financeiro. Outro efeito importante dessas transformações foi o desenvolvimento e a consolidação dos estúdios. E o fator que contribuiu imensamente para isso foi o som. A dominação norte-americana expandia-se também durante o cinema mudo.

Os quadros da história em quadrinhos, portanto, são os responsáveis por sua “continuidade”. As histórias em quadrinhos e o cinema são linguagens que surgiram praticamente juntas, no final do século XIX. Tal data nos remete à Revolução Industrial, que propiciou os avanços necessários para esse surgimento.

Segundo a autora, esses processos de investigação permitiram situar o cinema em um conjunto mais abrangente de transformações sociais, econômicas, políticas e culturais. Essa invenção transformou vários parâmetros culturais e comunicacionais da sociedade. Agora, com a reprodutibilidade técnica do produto, acontece uma difusão imediata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>