Arquiteto,Design De Interiores Ou Decorador?

Arquiteto,Design De Interiores Ou Decorador?

Em 1999, o Ministério da Cultura , reimplantou o curso de Nível Técnico em Design de Interiores, com a colaboração da Associação Brasileira de Designers de Interiores e das principais escolas de design do país – entre elas a ABRA – que ajudaram a formatar as bases curriculares. ‘Na Una, eu me sinto em casa’, diz ele, ao lembrar que possui cerca de 15 medalhas como homenagem de alunos e professores da instituição Dos 60 anos que a Una celebra em 2021, 42 deles… Embora semelhantes, essas profissões oferecem atribuições e oportunidades distintas que devem ser consideradas na escolha.

Em um projeto construtivo, o designer pode complementar a proposta do arquiteto por meio de soluções focadas no espaço interno. No projeto de interiores, o arquiteto orienta e supervisiona diversos trabalhos e seleciona os materiais que serão utilizados na obra. Em conjunto com esse processo, o profissional pode desenvolver todo o paisagismo das áreas externas ou de lazer. Coquetéis, lançamentos, formaturas, casamentos e eventos corporativos são eventos que dão diferentes possibilidades de atuação para o designer de interiores. Como vimos no artigo, o design de interiores é uma profissão em ascensão, com um mercado cada vez mais aquecido e necessitado de bons profissionais.

Esse profissional não pode apenas colocar as peças dentro de um espaço de modo que elas caibam. Ele precisa pensar nos gostos pessoais de quem frequenta aquele local, além de considerar a harmonia entre os objetos. Deve também otimizar o espaço, especialmente em construções mais modernas, que tendem a ser menores. Falando em interiores, o cimento tem se tornado um protagonista na decoração de ambientes internos. A vantagem da regulamentação é que cada profissional saberá o que pode fazer, até onde poderá avançar no desenvolvimento de projetos, ficando também definido qual será o órgão responsável pela sua fiscalização.

O designer de interiores não pode mexer com questões de estrutura, como demolição e construção, para poder incluir isso em seu projeto o designer deverá fazer parceria com um arquiteto. O valor de uma faculdade de design de interiores fica na média de R$750, sendo possível encontrar variações no preço em determinada faculdade ou se for ensino a distância. Acredito que um dos pré-requisitos para ser um bom designer de interiores é se atualizar, todos os anos as marcas conceituadas do mercado lançam novos catálogos de produtos e tiram outros de circulação. Caso você não seja uma pessoa criativa, não se preocupe, conforme você for adquirindo conhecimento sobre este mundo do design sua criatividade surgirá.

O que o designer de interiores não pode fazer?

Quais São Os Designers De Interiores Referência No Brasil E No Mundo?

O mais indispensável é entender as necessidades do espaço e do usuário para propor layouts funcionais e adequados aos espaços. O layout de um projeto é, em suma, a designação da posição dos equipamentos, mobiliários, objetos, sejam eles fixos ou móveis, no ambiente que está sendo projetado. Uma distribuição adequada poderá organizar os fluxos do espaço, criar locais de permanência e hierarquizar o espaço. Sobretudo em plantas livres, onde o projetista possui a liberdade de disposição, é que o layout torna-se imprescindível para o bom funcionamento do projeto.

Áreas De Atuação

Tem, portanto, um papel substancial em termos do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social. O reconhecimento da profissão é muito recente, por isso, não há ainda normas que determinem qual é a autonomia desse profissional. Entretanto, independentemente da sua formação, o Designer de Interiores não pode “assinar” um projeto arquitetônico nem promover reformas estruturais.

Por outro lado, o arquiteto consegue atuar de forma mais abrangente, envolvendo projetos em áreas internas e externas. Na verdade, essa profissão estende-se, até certo ponto, ao urbanismo e à construção civil. Suas atribuições vão muito além da decoração, sendo também responsáveis pelos pareceres sobre a localização das obras, as circunstâncias ambientais envolvidas, topografia e algumas questões legislativas e burocráticas. Inclusive, a arquitetura exige curso superior, enquanto os designers de interiores podem ser bacharéis ou técnicos. Apesar dos pontos que divergem, as duas áreas se complementam, e muitas vezes podem atuar juntas em uma mesma obra. Para determinar se você deve contratar um arquiteto ou designer de interiores, primeiro é preciso esclarecer o que define ambos.

Quais São Os Diferenciais Do Curso Técnico Da Abra?

A delimitação de atuação entre esses dois profissionais de nível superior é difícil de ser estabelecida, embora, a rigor, o bacharel abarque em seus estudos uma carga horária ampliada, que lhe confere maior verticalização no ato de projetar. Em termos teóricos, o tecnólogo tem uma formação mais voltada à prática de projeto, e sua atuação junto à indústria e ao comércio poderia ser o foco de sua formação acadêmica. Ressalte-se que a busca por formação continuada e o empenho e engajamento pessoais podem significar muito nas competências individuais. Esse profissional costuma trabalhar como autônomo, montando seu próprio escritório, mas pode atuar também em escritórios de arquitetura, empresas especializadas em decoração e design de interiores ou, ainda, como consultor em lojas de móveis. Estes profissionais sempre buscam as melhores soluções para cada projeto, visando encontrar materiais, revestimentos e objetos que dialoguem com os espaços e que caibam dentro do seu orçamento.

Para sermos profissionais reconhecidos como tais, não basta a regulamentação conquistada, mas Associação e Escola precisam se unir e buscar o desempenho de excelência em todos os níveis de formação. Profissionais de áreas afins deverão comprovar através de seu currículo acadêmico e profissional decoração a sua competência para atuar como Designer de Interiores. Reconhecer cursos técnicos, é uma atribuição das Secretarias Estaduais de Educação , que são órgãos vinculados ao MEC. O Ministério da Educação é responsável apenas por cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>