As cidades históricas de Minas

As cidades históricas de Minas

A Estação Ferroviária é uma das grandes atrações em São João del Rei, promovendo, por meio de uma legítima Maria Fumaça, viagens turísticas à vizinha Tiradentes. O Museu Ferroviário é visita obrigatória a todos que gostam e admiram as ferrovias de antigamente. Aí a dica é abusar e aproveitar as cachoeiras, parques aquáticos e tudo o que for possível para se refrescar.

Cidades turísticas de Minas Gerais

Minas Gerais, um estado repleto de contrastes e belezas naturais, é um convite aberto para os amantes de viagens e aventuras. No coração desse cenário encantador, Lapinha da Serra se apresenta como um verdadeiro oásis para os turistas que buscam relaxar e se reconectar com a natureza. As montanhas e rios que cercam essa localidade proporcionam um ambiente perfeito para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e banhos de cachoeira. Além disso, a culinária típica mineira, com seus sabores únicos, complementa a experiência, tornando qualquer visita a Minas Gerais verdadeiramente inesquecível.

Verão

A cidade também abriga cafeterias que oferecem provas de cafés preparados de modos especiais, na prensa francesa, no sifão, na cafeteira italiana, no coador de pano, etc. No seu roteiro, inclua também uma visita ao Museu do Ouro e ao Chafariz do Kaquende, além do teatro municipal. Capitólio é uma das cidades turísticas de Minas Gerais mais populares para quem quer curtir dias de descanso, passeios de barco e nadar em uma água deliciosa do Lago de Furnas. Ela não é um ponto turístico em Minas Gerais muito conhecido pelos turistas, mas deveria, porque a cidade é linda e cheia de belezas naturais. Além disso, por lá, dá para fazer trilhas para apreciar a natureza, andar a cavalo e fazer esportes radicais, como escalada, arvorismo, slackline, entre outros.

Veja tudo sobre Belo Horizonte

Entre agosto e setembro, acontece o Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto, que traz artistas nacionais e internacionais para a cidade. Já no no segundo final de semana de setembro, acontece a famosa Festa Café com Biscoito na cidade de São Tiago, a uma hora de Tiradentes, quando são servidos 5 toneladas de biscoito e 700 litros de café para a livre degustação dos visitantes. Essa época é animada principalmente pela Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece na última semana de janeiro e traz exibições de filmes ao ar livre e encontros com diretores e atores. O Carnaval é superanimado em Tiradentes, com bloquinhos de rua e clima família; já em Ouro Preto e Diamantina, rola o maior Carnaval universitário do país. Em março, é a vez do Festival de Fotografia de Tiradentes, quando  a cidade é palco de diversas exposições, debates, projeções de fotografias, lançamentos de livros e atividades educativas.

A Basílica de São José Operário, construída nos anos 60, deve estar no seu roteiro, assim como o Museu da Loucura, a Casa da Cultura, o Museu Municipal e a Sericícola, a primeira fábrica de seda natural do país, fundada no século XIX. Ela não foge à regra e também está na rota do turismo em MG por possuir uma riqueza histórica surpreendente. BH, como é carinhosamente chamada, é um verdadeiro encanto em forma de capital. Ao chegar na cidade, o clima tranquilo e harmonioso chamará a sua atenção.

Qual a melhor época para visitar Minas Gerais?

Inclusive, o nome da cidade foi escolhido justamente por caracterizar a aparência do ouro encontrado pelos bandeirantes durante as expedições na região. Além disso, Ouro Preto também foi palco da Inconfidência Mineira, uma rebelião contra impostos abusivos cobrados pela monarquia portuguesa. Em altitudes mais baixas as temperaturas sobem alguns graus, enquanto que com o aumento da altitude as temperaturas mínimas de inverno têm valores até abaixo de 10°C. Além destas opções, também podemos citar sobre uma Hospedagem na Serra da Mantiqueira, que também acaba deixando a cidade extremamente visada pelos turistas. Tenha liberdade para ir aonde quiser alugando um carro através da Rentcars, que atua em parceria com locadoras renomadas do mundo todo. Se você quiser mesmo ir a Monte Verde durante o verão, atente-se à previsão do tempo e escolha uma boa pousada.

Já no inverno os preços estão mais baixos e o que predomina é o clima mais ameno para andar pelas ladeiras de pedra e apreciar os restaurantes para um bom jantar. Portanto, se você quer paz, clima romântico e tranquilidade, essa é a melhor época para conhecer Ouro Preto. É em julho que acontece ainda o Festival de Inverno, com agenda repleta de shows e apresentações artísticas. Particularmente nessa ocasião a cidade fica movimentada e os preços podem aumentar um pouco. Com temperaturas agradáveis em todas as estações, a cidade mineira recebe turistas durante o ano inteiro. É bem verdade que o grande fluxo acontece no verão, quando acontecem as férias escolares, o Natal, o Ano Novo e o Carnaval (sendo esse último o feriado mais importante para a região).

Por isso, para curtir tudo que o estado tem para oferecer, o ideal é montar um roteiro de, pelo menos, 7 dias para conseguir aproveitar a viagem. Se quer curtir as cachoeiras, lagos e belezas naturais, viaje na primavera e verão, mas se quer curtir o friozinho da serra e do campo, o outono e inverno são as estações mais indicadas. Para os turistas que curtem bares e comidinhas deliciosas, vale visitar Belo Horizonte durante os festivais gastronômicos. O mais popular entre eles é o Comida di Buteco, que acontece entre abril e maio.

Ouro Preto é um cidade voltada para o turismo e durante todo o ano recebe visitantes. Os fins de semana são sempre mais disputados, especialmente pela presença dos turistas de cidades próximas, que buscam viagens rápidas. O mesmo acontece nos feriados e férias escolares, que sempre atraem mais visitantes. Se você deseja visitar a cidade com mais tranquilidade e sem pagar muito caro pela hospedagem, o ideal é fugir dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, quando Ouro Preto é tomada por turistas. Na região, há muitas trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, lagos de águas claras e vilarejos. Sem contar o pico de Itabirito, que conta com cerca de 1.500 metros de altitude.

Se você passar por ele antes das 7h da manhã no inverno, é muito provável que consiga fotografar temperaturas negativas. Também vale lembrar que o relevo, a vegetação e os cursos d’água são fatores que influenciam na temperatura e na sensação térmica. Sendo assim, é natural que nas áreas montanhosas nos arredores do vilarejo a temperatura seja mais baixa se comparadas ao centro da vila.

No entanto, é também um período de chuvas mais intensas, o que pode dificultar o acesso a algumas cachoeiras e trilhas. Como falaremos mais abaixo, nessa época de alta estação a pequena cidade mineira fica bem cheia e os preços de hospedagem sobem. Além disso, em alguns feriados, o passeio pra quem vem a turismo pode ser comprometido por conta dos eventos. Já em setembro, a natureza exuberante de Tiradentes-MG se revela em toda a sua glória. A vegetação fica ainda mais verde, os pássaros cantam melodias encantadoras e as trilhas convidam a explorar a paisagem deslumbrante da região.

E, se desejarem, experimentem os serviços extras de massagem, maquiagem e reiki para renovar as energias. Em agosto, a cidade se enche de encanto com o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um evento que apresenta chefs e apresenta a diversidade culinária da região. Você poderá desfrutar de sabores irresistíveis e participar de workshops e aulas-show que despertam o paladar. Em 1948, o nome da cidade foi alterado para somente Congonhas, que nada tem a ver com o famoso aeroporto de São Paulo.