Apesar de as associações terem uma capacidade organizacional diferente das seguradoras, elas oferecem praticamente o mesmo tipo de cobertura, como você viu acima. Porém, de forma geral, é possível afirmar que os seguros automotivos oferecem melhores garantias ao contratante, principalmente devido ao nível de regulação e fiscalização do serviço. O artigo 1º do Projeto menciona que os artigos 24 e 36 do Decreto-Lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, devem passar por uma série de alterações.
Entretanto, além de não ser regulamentadas pela SUSEP, as associações de proteção veicular não possuem legislação específica. Desta forma, as suas regras internas são definidas pelos seus integrantes, o que pode acabar prejudicando muitas pessoas.
No seguro automotivo, você pagará por um prêmio, ou seja, o valor total do seguro, que pode ser dividido ou quitado à vista. Esse valor é fixo e diretamente proporcional aos serviços que você contrata. No entanto, é importante ficar atento às condições gerais do contrato, para garantir a proteção no momento em que você mais precisar, com economia e eficiência.
Portanto, cuide muito bem qual será a sua escolha para proteger o seu bem. Pesquise, procure saber da documentação exigida, ainda que seja considerado o cliente chato. Você pode cair no famoso “barato que sai caro”, caso não tenha a certeza de que a instituição, seja ela cooperativa ou privada, que irá cuidar do seu bem, seja realmente séria e legalizada. Vale ressaltar que, caso o PL citado anteriormente seja aprovado, essa atual diferença de valores pode passar a ser nivelada.
Desse modo, caso o contratante necessite receber indenizações, esse processo torna-se mais facilitado devido ao nível organizacional das seguradoras. Se aprovado, o projeto trará consequência aos preços das mensalidades cobradas pelas associações devido aos impostos que passariam a ser nivelados com os das seguradoras privadas. Nesse caso, então, o que pode acontecer é a associação ser irregular, mas não ilegal.
Plano Empresarial
Quanto mais rápida e esclarecedora for a comunicação da empresa for, melhor será seu relacionamento com ela. Assim, você poderá encontrar pessoas que passaram por boas ou más experiências e criar uma lista das seguradoras a serem avaliadas ou descartadas.
Se você já tem seguro há alguns anos possui os bônus de classe, que geram descontos entre as seguradoras. Quando você contrata a proteção veicular você perde definitivamente os bônus conquistados. No caso dos seguros, a sujeição está relacionada ao Conselho Nacional de Seguros Privados , que é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados . Muita gente diz que somente os seguros são regulamentados pela lei brasileira, mas isso é um mito.
Seguros
Assim, fica mais fácil avaliar se há algum serviço indispensável para você que a seguradora não está fornecendo. O pagamento é cobrado na forma de mensalidades atribuídas aos associados, as quais podem variar, a depender do acúmulo de prejuízo. Na proteção veicular, é determinado pela tabela Fipe, que estabelece o valor médio dos veículos. Em caso de o contratante do seguro precisar receber algum tipo de indenização, as seguradoras tratam desses processos de forma proteção veicular Nova Iguaçu mais rápida e prática.
Claro que é importante salientar que para a contratação do seguro ocorrer. O pagamento do seguro é feito anualmente, claro que as seguradoras podem parcelar em uma quantidade de parcelas e valores, que caiba dentro do orçamento do cliente. Existem pontos essenciais que diferenciam o seguro e a proteção veicular, citaremos em uma lista primeiro as características sobre o seguro e em seguida as características sobre a proteção veicular.
Entre elas, destaco que somente poderão operar em seguros privados, sociedades anônimas ou cooperativas se estas forem devidamente autorizadas pelo órgão supervisor e fiscalizador do mercado de seguros. Portanto, conforme você pode ver com o exposto acima, não há dúvidas quanto à legalidade do serviço prestado pela proteção veicular.
Fique atento às previsões da Lei sobre seguro e proteção veicular um ponto que diverge entre ambos os serviços é a forma como são regulamentados. É com a mensalidade paga por cada um dos associados que um fundo de reserva comum é criado para ser utilizado em casos de acidente, furto, roubo ou incêndio.
Qual São As Diferenças Entre Proteção Veicular E Seguro Auto?
A cobertura oferecida pelas associações de proteção veicular é praticamente a mesma. A diferença é que, no caso da proteção veicular, além de todas as vantagens das coberturas e assistências, você conta com rastreador e uma central de monitoramento 24h para localizar seu veículo em caso de roubo ou furto.